domingo, 12 de fevereiro de 2012

Alcaçuz: Laudo do ITEP sobre fuga em massa é concluído e remetido ao MP


O laudo foi encaminhado para o Ministério Público Estadual como parte da investigação sobre uma possível facilitação.
O laudo foi encaminhado para o Ministério Público
 Estadual como parte da investigação sobre uma possível facilitação.
O setor de laudos da Coordenadoria de Criminalística do Instituto Técnico-Científico de Polícia concluiu as análises sobre a estrutura do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, de onde 41 presos fugiram no dia 19 de janeiro, na maior fuga da história da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. O laudo foi encaminhado para o Ministério Público Estadual como parte da investigação sobre uma possível facilitação.
Os documentos são assinados pela perita criminal Vercília Teci, que visitou o presídio no dia seguinte a fuga em massa. Além disso, o laudo contou com colaboração do perito criminal Paulo Roberto do Vale, que apresentou algumas observações sobre as condições da unidade prisional.

Em conversa com o Portal BO, ele ressaltou que o documento confirma a versão apresentada pelos agentes penitenciários de Alcaçuz de que as celas estavam todas sem cadeados, com isso, o uso de algum artefato comprido permitiria que os presos conseguissem abrir as grades.

Essa versão foi apresentada pelos agentes que chegaram a produzir um vídeo reproduzindo como os detentos conseguiram fugir da unidade. Os presos teriam arrancado pedaços de ferros das estruturas das paredes que estariam quebradas e amarrado esses pedaços com tiras de panos, formando uma vara de aproximadamente dois metros de comprimento.

O laudo apresentado pelo ITEP reforça que algumas paredes do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga realmente apresentavam danos, todos causados por um motim promovido pelos detentos uma semana antes fuga em massa. Segundo os peritos da Coordenadoria Criminal, os documentos atestam as fragilidades do presídio que é tido como de segurança máxima.

O laudo foi enviado para a Promotoria Criminal de Nísia Floresta, comarca responsável pela penitenciária de Alcaçuz, e também deverá ser remetido para a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, onde transcorre uma investigação feita por uma comissão especial. O objetivo é saber se houve facilitação por parte de agentes penitenciários ou policiais militares que trabalham na unidade.

* Fonte: Portal B.O.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário