governo

ROSALBA CIARLINI:"QUERO SER GOVERNADORA PARA FAZER ACONTECER NA SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO"

A candidata ao governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, da coligação A Força da União, participou na noite de hoje (20) da rodada de entrevista da rádio Globo AM, com os candidatos ao governo. Rosalba afirmou que quer ser governadora para fazer o RN acontecer nas áreas essenciais de Saúde, Segurança e Educação. Na saúde afirmou que além de estruturar os hospitais regionais vai construir um novo hospital em Natal e implementar o programa Município Saudável.
Confira os principais trechos:
SAÚDE
Rosalba Ciarlini afirmou que pretende descentralizar as ações de saúde. Vamos lançar o Programa Município Saudável. Vou ampliar os números de UPAs em Natal, criar um Hospital de Referência para a realização de cirurgias, e também um Hospital Materno Infantil, para que possamos resolver os problemas na origem, eliminando assim as demandas reprimidas de consultas eletivas e especializadas.
“E saúde requer prevenção, executarei 80% do saneamento básico de todo o Estado. Quando prefeita elevei o saneamento da cidade de Mossoró de 6%, para cerca de 60%.”, afirmou Rosalba.
CAPITAL DO ESTADO E VIOLÊNCIA
Quanto à proposta de um dos candidatos de mudar a capital do Estado para Mossoró, Rosalba afirmou que há coisas mais importantes para serem pensadas no Estado. Precisamos pensar questões como: mobilidade urbana, saúde e segurança.
“O nível de violência está alarmante em nosso estado. Enquanto o governo dizia em entrevista que havia reduzido a criminalidade, em Serra do Mel, ocorria um assalto”, disse.
E para combater a violência afirmou que irá adaptar o Programa Ronda do Quarteirão, existente no Ceará, para a realidade do Rio Grande do Norte. Equipando a polícia com equipamentos modernos e reforçando a inteligência.
GOVERNO FEDERAL
Indagada sobre as políticas do atual governo federal, a candidata ao governo do Estado lembrou que há muita coisa que precisa melhorar como projetos de programas de geração de emprego e renda. Elogiou o projeto de Transposição do São Francisco, o Bolsa Família, que proporciona uma grande ajuda aos mais carentes.
Afirmou que eleita governadora, não terá dificuldade de bater a porta do Governo Federal em busca de ajuda para o Rio Grande do Norte. Buscarei o que é de direito nosso, não aceito que o Estado perca mais nada. Já perdemos a Refinaria, o Aeroporto de São Gonçalo precisa ser concluído. A Transnordetina graças a um emenda minha terá dois ramais no RN.
Copa 2014
Perguntada se eleita se rejeitaria a possibilidade de Natal sediar a Copa de 2014. Recusar jamais. Temos que criar as condições para que aconteça, pois é fundamental para Natal e para o RN. “Temos é tirar dividendos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Precisamos ampliar o Aeroporto Augusto Severo, duplicar a BR-304, implantar o metrô de superfície”, afirmou.
Quanto ao fato do atual governo ter promovido a dispensa de licitação no valor R$ 27 milhões dos projetos relativos à Copa. Foi taxativa e disse que é necessário se ter mais transparência, e espera que o atual governo possa explicar, pois trata-se de dinheiro do povo. “Vou rever todos os contratos que suscitem interrogações”, disse Rosalba.
Sobre a derrubada do Machadão e Machadinho, Rosalba disse que se fosse a governadora da época teria encontrado outra alternativa. “Mas que agora a hora é andar contra o tempo para não perder a Copa”, disse.